Missão

Visando integrar na realidade os três princípios fundamentais da universidade – o ensino, a pesquisa e a extensão – o projeto tem como missão responder, de modo criativo e inovador, ao desafio de construir um espaço comum de trocas de saberes e fazeres entre a Universidade e a Sociedade, com a valorização das expectativas e experiências dos jovens de origem popular e, sobretudo, com a construção de um conhecimento acadêmico capaz de contribuir com as demandas fundamentais de cidadãos e cidadãs profundamente marcados pela desigualdade social.

Os jovens de origem popular trazem para a vida universitária esperanças e experiências que precisam ser valorizadas e incorporadas ao saber crítico que a Universidade promove. A construção de uma nova universidade, capaz de contribuir no atendimento das demandas centrais de grande parcelas da população, sem perder a excelência, é um desafio contemporâneo a que o projeto Conexão de Saberes pretende responder de modo criativo e inovador. A construção de uma rede sociopedagógica na universidade, formada por docentes e discentes com diferentes perfis, é um caminho possível para acolher os jovens na vida universitária, sistematizar as experiências que trazem e dotá-los de instrumentos metodológicos para compreender e contribuir para a superação das históricas desigualdades que vivem.

Identificar o perfil desses estudantes, diagnosticar suas características socioculturais e econômicas, incorporá-los ao mundo acadêmico de forma protagonista e, principalmente, estimular seu envolvimento em ações coletivas em seus territórios de origem são iniciativas que devem ser encaminhadas de forma sistemática e ordenada.

O pressuposto deste programa é que a educação, em particular a educação de nível superior, é um dos instrumentos mais importantes de mobilidade social, pois proporciona maiores oportunidades de ingresso qualificado no mundo do trabalho e constitui a base da participação das futuras gerações no desenvolvimento econômico, tecnológico e social do país.

Exatamente por isso se faz necessário que a Universidade Pública estabeleça laços mais fortes e efetivos na formulação e implementação de políticas públicas que ampliem o ingresso e a permanência qualificada de jovens de famílias de baixa renda, especialmente os oriundos de espaços populares.

Trata-se, portanto, da construção de formas mais amplas de responsabilidade social e democratização da Universidade, através da valorização de seus estudantes de origem popular e das suas comunidades como territórios de ação pública. Desse modo, o projeto busca concretizar a construção da qualidade acadêmica combinada ao fortalecimento dos compromissos sociais da Universidade.

O programa vai possibilitar o monitoramento e a avaliação, pelos próprios estudantes, do impacto das políticas públicas desenvolvidas em espaços populares. Os participantes do programa receberão apoio financeiro e metodológico.

Ações do documento